segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TAREFA 1


TAREFA 1: NOVO NEGÓCIO


PONTUAÇÃO: 150 pontos
DATA DE LANÇAMENTO: 16/08
DATA DE APRESENTAÇÃO: 11/09/2010 ÀS 14 hrs LOCAL: Mini Auditório Bloco A

Critérios de Avaliação
· Parte introdutória (missão, visão, valores, objetivos, princípios) – 10%
· Pesquisa de Marketing (método e resultados) – 25%
· Análise ambiental – 20%
· Planos operacional, de marketing e organizacional – 20%
· Projeções financeiras e análise de riscos – 25%

Penalidades: No caso de plágio a equipe será desclassificada da competição.

Instruções: A equipe poderá convidar até três egressos e um empresário para ajudar na execução da tarefa. Cada egresso contará a mais para a equipe 5 pontos e o empresário 10 pontos. Caso, a opção da equipe seja de não pedir auxílio aos egressos e ao empresário não perderá nenhum ponto por isso.
Para a execução desta tarefa a equipe deverá se organizar em horários alternativos para cumpri-la até as datas estipuladas na tarefa.
ATENÇÃO: A equipe deverá entregar no dia 10/09 atè às 10hrs o relatório do Novo Negócio conforme os itens abaixo. Pode ser entregue pessoalmente na sala de orientação do curso ou pelo e-mail ADMCARVI@GMAIL.COM

Objetivo: Montar um plano de negócio para um novo serviço. O serviço, de qualquer área, terá como público alvo estudantes de ensino superior. Deverão ser elaborados os itens abaixo, considerando a proposta de um novo negócio na área, os quais serão apresentados em slides para a comissão julgadora.

Definição do Negócio
Idéia central do que é a empresa de serviços que se pretende criar. Apresentar rapidamente o serviço e seus benefícios, bem como a localização do estabelecimento.

Missão, Visão, Princípios e Objetivos
Deixar clara qual a missão da empresa, sua visão, seus princípios e seus objetivos (de resultados, como vendas/crescimento, lucratividade, participação de mercado, produtividade, etc);

Pesquisa de Marketing
Apresentar o método de pesquisa: delineamento de pesquisa (tipos e estratégias), população e amostragem, processo de coleta e tipos de análise de dados utilizados. Em seguida, apresentar os resultados em gráficos, quadros ou tabelas. Ter em vista que a pesquisa de marketing não apenas leva em conta a aplicação de um questionário quantitativo, mas também a busca de dados secundários, muitos deles de natureza qualitativa.

O questionário de coleta poderá conter os seguintes pontos:
· Hábitos do consumidor em relação ao serviço em questão: frequência de uso, quanto costuma pagar, locais de compra, momentos de compra, razões para utilizar o serviço, preferências em relação ao serviço em questão, como procura informações sobre o serviço ou como fica sabendo sobre novas ofertas de serviços desta natureza;
· Deficiências em serviços semelhantes oferecidos atualmente no mercado de atuação da futura empresa;
· Intenção de compra em relação ao novo serviço oferecido e quanto estaria disposto a pagar (ou quanto as pessoas pagariam por um serviço como esse);
· Dados do consumidor: sexo, idade, renda familiar, curso de graduação;

· Análise Ambiental
· Apresentar a Matriz FOFA (SWOT), modelo na próxima postagem. Efetuar a combinação entre quatro pontos fortes e quatro pontos fracos com quatro oportunidades e quatro ameaças. Considerar oportunidades e ameaças como fatos, circunstâncias ou tendências externas à empresa, comuns a todo um setor


Operações
• Investimento em infra-estrutura - levar em conta os aspectos necessários para a montagem da empresa; apresentar o layout;
• Máquinas, equipamentos e ferramentas necessários
• Matérias-primas, insumos e materiais necessários
• Processos – apresentar fluxograma dos principais processos
• Compras e Estoques de produtos, se necessário

Marketing
· Segmentação de mercado e posicionamento escolhidos
· Composto (mix) de marketing: características do serviço, preço (considerar custos, relação com concorrência e oferta de valor superior), comunicação e distribuição/ponto de venda/localização;
· Ações de relacionamento com os clientes

Organização e Recursos Humanos
· Estrutura – composição societária, organograma, cargos, regras e procedimentos, sistemas de informação;
· Recursos Humanos – recrutamento e seleção, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, avaliação de desempenho;
· Administrativo/Contábil/Legal/Financeiro

Projeções Financeiras
· Plano de investimentos - plano de investimento inicial necessário para alavancar o futuro negócio, considerando todas as possibilidade e contingências; indicar fontes de financiamento;
· Previsões de vendas – apresentar dados mensais para os primeiros doze meses e para os três anos seguintes; considerar sazonalidade e vendas menores nos primeiros meses de atuação;
· Fluxo de caixa (apresentar somente soma de entradas e saídas; entregar impresso o detalhamento das contas)
· Demonstrativo de resultado do exercício (DRE) (apresentar somente contas gerais; entregar impresso o detalhamento)
· Índices econômicos
· Valor Presente Líquido (VPL)
· Taxa Interna de Retorno (TIR)
· Período de Retorno do Investimento (Payback): considerar os valores presentes para o cálculo;
· Ponto de equilíbrio: em volume e em dinheiro;

* Sugestão- Use o SPPlan, que está disponível na internet ou o Make Money


Estrutura de Apresentação
Considerar tamanho de letra no mínimo 20 para textos em slides e 12 para quadros, tabelas e gráficos:
· Negócio, Visão e Missão
· Princípios e Objetivos
· Pesquisa de Marketing –método
· Resultados da pesquisa
· Matriz FOFA
· Operações
· Marketing
· Organização e Recursos Humanos
· Projeções Financeiras: apresentar plano de investimento, projeção de vendas, fluxo de caixa (contas gerais de entradas e saídas); DRE (contas gerais) e índices econômicos (VPL, TIR, Payback e Ponto de Equilíbrio)



Obs. Qualquer circunstância não prevista no regulamento, como por exemplo, interpretação dúbia de alguma parte do negócio, será resolvida no local e hora da realização da tarefa mediante decisão da comissão julgadora.

Um comentário:

Matheus disse...

Vocês estão loucos né!
Trabalho todo o dia
faço 5 cadeiras na parte da noite.
não vamos ter tempo para fazer tudo isso..
vai ficar muito puxado juntamente com as aulas, trabalhos e avaliações Parciais...
aguardo respostas.

Matheus Ferrari
EquiKotler

matheus.sucsul@globomail.com
(54) 8115-0566

Agradeço desde já

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